segunda-feira, 30 de agosto de 2010

JACQUES LACAN E A EDUCAÇÃO

Hoje já podemos falar em aprendizagem sem necessariamente pensar num modelo único e puramente de transmissão de saber. Existem diversos modelos e uma vasta forma de trabalhar a educação, claro que umas que possibilitam mais autonomia e outras que ainda prende o sujeito numa alienação, que o impede de ver o mundo com seus próprios olhos.

Entre alguns teóricos existe um que contribui significativamente nesse processo que é Jacques Lacan, na busca de uma prática psicanalítica que conseguisse abordar os mecanismos do inconsciente, Lacan chegou a seu mais famoso aforismo: "O inconsciente é estruturado como uma linguagem". A linguagem passou a ocupar o centro de suas preocupações e de seu trabalho clínico e teórico, e foi nesse aspecto que se deu sua maior contribuição para a Educação.

Lacan foi apurando a delicada e "ambígua" relação do sujeito com o saber, situando este ao lado da psicanálise e o conhecimento ao lado da ciência, inclusive da educação.

No caso de Lacan, a teoria torna o entendimento das funções da linguagem ainda mais complexo. Enquanto para Freud o inconsciente era, grosso modo, uma instância individual, para Lacan ele sai do sujeito (indivíduo) para abarcar uma rede de relações sociais. Ou seja, à noção do sujeito dividido, soma-se também o conceito de Outro, podendo esse ser entendido como uma combinação dos sistemas simbólicos e socioculturais.



Na teoria lacaniana, também ocupa lugar fundamental a noção de gozo: "Ele é uma mistura de prazer e insatisfação - ou também pode ser de dor e satisfação -, que nos torna apegados a formas de relação conhecidas como sintomas, inibições ou angústias", nesse sentido, a linguagem também se constitui um lugar de gozo. "Lacan nos revela que tendemos a funcionar por inércia e que não há um verdadeiro desejo de saber", e que "Dificilmente o professor procura trabalhar com novas possibilidades de gozo dos alunos. Por isso, não é de estranhar que um dos sintomas da cultura atual seja o fracasso escolar provocado pelo desinteresse."

Um dos modelos que trouxe grande referencia foi o trabalho que Lacan lançou com grupos menores no qual a execução do trabalho da Escola é o de “uma elaboração sustentada num pequeno grupo” chamado de Cartel. O trabalho é executado por três ou quatro pessoas, e tendo a presença de MAIS UM. Os membros que compõe o Cartel trabalham tentando decifrar um saber que lhe afeta (desejo), e a resposta depende do trabalho de cada sujeito, e a através do Cartel que, faz-se a transmissão na psicanálise.

Desse modo, o saber é orientado de acordo com o desejo do sujeito que é sua maior motivação, o educador é apenas mais um, que orientada, questiona, relaciona, motiva e constrói junto o processo e aprendizagem, sem tirar à autonomia do sujeito, nesse sentido a educação baseada nos princípios lacaniana tem muita relação com a educação a distancia- EAD, pois a proposta do EAD também pode ser considerada uma proposta emancipadora, uma vez que ela desperta a autonomia do estudante e possibilita uma aprendizagem partindo do interesse do mesmo. A EAD pretende transformar relações de hierarquia e autoridade numa nova forma de educação, na qual o conhecimento é apresentado numa relação teórica e prática.



Acessado: 30/08/2010 http://www.educacaoonline.pro.br

Acessado: 30/08/2010 afcl.campolacaniano.com.br/.../Cartel/Patricia-Zarowsky-O-cartel-ou-o-gonzo.pdf

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